Carl Sagan

Nascido em: Nove de novembro de 1934 (09/11/1934), Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos

Falecimento: Vinte de dezembro de 1996 (20/12/1996), Seattle, Washington, Estados Unidos

62 anos de Amor à Ciência, Astronomia, Terra e ao Ser Humano

62 anos de Amor à Ciência, Astronomia, Terra e ao Ser Humano

Formação pela Universidade de Chicago Graduado em Artes (1954). Honras especiais e gerais em ciências (1955). Mestre em Física (1956). Doutor em Astronomia e Astrofísica (1960). Membro da Sociedade Astrônomica Ryerson (Ryerson Astronomical Society). Trabalhou no observatório Astrofísico Smithsonian em Cambridge, Massachusetts. Trabalhou no laboratório de genética na Universidade da Califórnia em Berkeley (1962/1968). Professor e pesquisador  na Universidade de Harvard (…1968). Professor titular e Diretor do Laboratório de estudos planetários, Centro de Radiofísica e Investigação Espacial. Vinculado ao programa espacial americano (EUA) desde sua criação. Instrutor dos astronautas desde a primeira missão à lua. Participou da maioria das missões de exploração do sistema solar, inclusive a missão das sondas gêmeas “Voyager 1 e 2”, sendo o idealizador que levassem nela informações sobre a vida no planeta Terra e nossa localização na galáxia no caso de vida inteligente extraterrestre a encontre um dia.

Disco de ouro instalado na sonda espacial Voyager 1

Disco de ouro instalado na sonda espacial Voyager 1

Carl Sagan foi o professor de Astronomia e Ciências Espaciais e diretor do Laboratório de Estudos Planetários na Universidade de Cornell. Ele desempenhou um papel importante no programa espacial americano desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde 1950, instrutor dos astronautas da Apollo antes de seus voos para a Lua, e foi um experimentador nos projetos “Mariner” , “Viking” , “Voyager” e “Galileo” (naves de expedições aos planetas do sistema solar). Ele ajudou a resolver os mistérios das altas temperaturas de Vênus (maciço efeito estufa) , as mudanças sazonais de Marte (poeiras transportadas pelo vento ) , e a neblina avermelhada de Titã (moléculas orgânicas complexas ) . Por seu trabalho, o Dr. Sagan recebeu as medalhas da NASA pela Realização Científica Excepcional e duas vezes de Serviço Público distinto , bem como o Prêmio Apollo da NASA. Ele também foi premiado com o mérito John F. Kennedy de Astronáutica da Sociedade Astronáutica americana e diversos outras honrarias por suas contribuições extraordinárias para o desenvolvimento da ciência planetária… Como um cientista formado em astronomia e biologia, Dr. Sagan fez contribuições magníficas para o estudo das atmosferas planetárias, superfícies planetárias , a história da Terra, e “exobiologia” (possível biologia extraterrestre) . Muitos dos cientistas planetários mais produtivos da atualidade são seus ex-alunos e colaboradores. Ele também foi agraciado com a Medalha Bem-Estar Público, o maior prêmio da Academia Nacional de Ciências devido às distintas contribuições na aplicação da ciência para o bem-estar da humanidade… Carl Sagan foi um enorme sucesso em comunicar a maravilha e a importância da ciência. Sua capacidade de capturar a imaginação de milhões  de pessoas e de explicar conceitos difíceis em termos compreensíveis é uma realização magnífica.

Detalhe de inscrições constantes no disco de ouro da sonda Voyager 1

Detalhe de inscrições constantes no disco de ouro da sonda Voyager 1

Dr. Sagan foi eleito presidente da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Americana Astronômica, presidente da Seção de “Planetologia” da União Geofísica Americana, e Presidente da Secção de Astronomia da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Por 12 anos ele foi o editor-chefe de Ícaro , a revista profissional principal dedicada à investigação planetária. Ele foi co-fundador e presidente da Sociedade Planetária , uma organização de 100 mil membros, que é o maior grupo de interesses do espaço no mundo, e Pesquisador visitante distinto da “Jet Propulsion Laboratory, California Institute of Technology”, responsável, atualmente, por diversos equipamentos instalados no robô Curiosity enviado em 2011 para o planeta Marte. Foi vencedor do Prêmio Pulitzer pelo livro “Os Dragões do Éden”: Especulações sobre a evolução da inteligência humana, Dr. Sagan foi o autor de vários best-sellers, incluindo Cosmos, que se tornou o livro mais vendido de ciência já publicado em língua inglesa. A série de televisão premiada foi vista por um bilhão de pessoas em sessenta países. Ele recebeu vinte e dois graus honoríficos de faculdades e universidades americanas para suas contribuições à ciência , literatura , educação e preservação do meio ambiente, e muitos prêmios por seu trabalho sobre as consequências a longo prazo de uma guerra nuclear e pelo trabalho visando reverter a corrida armamentista nuclear . Sua novela, Contato, virou um grande filme. Dr. Sagan recebeu sua maior honraria postumamente da “National Science Foundation” que declarou sua pesquisa como transformadora da ciência planetária… “Publicando que seus dons para a humanidade são infinitos.”

Última entrevista concedida por Carl Sagan para a televisão em 27 de maio de 1996, no programa de Charlie Rose:   Parte 1/3   Parte 2/3   Parte 3/3 

(Legendado e publicado no blog: (http://errosprimarios.blogspot.com.br/2010/07/ultima-entrevista-de-carl-sagan.html)

Dr. Sagan em 1996

Dr. Sagan em 1996

Dr. Sagan faleceu em 1996 e deixou a esposa e colaboradora de 20 anos, Ann Druyan , e os filhos, Dorion , Jeremy , Nicholas , Sasha, Sam , e netos. Parte do texto poderá ser encontrado no link oficial da Carl Sagan Foundation: http://www.carlsagan.com/

Texto traduzido da língua inglesa, adaptado e em parte formulado por Marcelo Pelucio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s