ASI: Itália

Fundação: 1988

A Agência Espacial Italiana (ASI) foi criada para coordenar os esforços e investimentos que a Itália dedicou à corrida espacial até os anos sessenta do século passado.

Sede Oficial da Agência Espacial Italiana

Sede Oficial da Agência Espacial Italiana

É um organismo público nacional, no âmbito do Ministério da Universidade e da Pesquisa, e em cooperação com vários outros ministérios. Em menos de duas décadas, aparece no cenário mundial da ciência espacial, com tecnologias de satélite e desenvolvimento de meios para alcançar e explorar o Universo.  A ASI tem hoje um papel de liderança na Europa, e a Itália é o terceiro país que mais contribui para a Agência Espacial Europeia. Possui uma relação de trabalho estreito e contínuo com a NASA, e vem participando em muitas das mais interessantes missões científicas dos últimos anos. Um dos projetos mais fascinantes é a construção e operação da Estação Espacial Internacional.

Sede da ASI-Roma-Itália

Sede da ASI-Roma-Itália

Graças à atividade da ASI, a comunidade científica italiana alcançou um sucesso sem precedentes nas últimas décadas no campo da astrofísica e da cosmologia, inclusive ajudando a entender e reconstruir em modelo os primeiros instantes do Universo está oferecendo passos básicos em direção à compreensão do fenômeno de rajadas de raios gama e as fontes de raios gama misteriosas. Também deu importantes contribuições para a exploração do espaço, construção de instrumentos científicos que já viajam em equipamentos da NASA e ESA nas sondas para descobrir os segredos de Marte, Júpiter, Saturno. E em todas as principais missões programadas para os próximos anos – Vênus e cometas, até os limites do nosso sistema solar.

Instalações da ASI- Agência Espacial Italiana

Instalações da ASI- Agência Espacial Italiana – Crédito da imagem: ASI

Além de estudar o universo, do espaço observa a Terra com intuito de prever e evitar, por exemplo: os desastres ambientais, assegurar intervenções rápidas em zonas de crise, medir os efeitos da mudança climática. Possui os sistemas como o Cosmo Sky- Med, o carro-chefe dos programas de ASI que visam o conhecimento do nosso planeta, pesquisa em propulsão espacial, entre outros.

A partir das questões fundamentais sobre a compreensão do universo e a origem da vida coordena a experimentação de novas tecnologias. A ASI entende que o espaço é agora mais do que nunca, o lugar a partir do qual se podem ampliar os horizontes culturais do homem, crescer a sua consciência e garantir um futuro melhor na Terra.

Página oficial da Agência Espacial Italiana: http://www.asi.it/

Adaptação do texto para a língua portuguesa: Marcelo Pelucio (www.marcelopelucio.org)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s