Nasa divulga imagens da Terra e da Lua feitas do espaço

Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute and NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

agência espacial americana (Nasa, na sigla em inglês), divulgou imagens da Terra e da Lua, seu satélite natural, feitas pelas sondas Cassini – desde Saturno, a quase 1,5 bilhão de quilômetros de distância – e Messenger – primeira sonda a explorar a órbita de Mercúrio, a 98 milhões de quilômetros de distância. Observando de Saturno, Terra e Lua aparecem como meros pontos de luz. É a primeira vez que a câmera de alta resolução da Cassini captura Terra e Lua como dois objetos distintos.

Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute

Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute

Já na imagem capturada pela Messenger, Terra e Lua são menores que um pixel – a menor unidade em fotografia digital –, mas aparecem grande porque estão superexpostos – exposições longas são obrigatórias para captar o máximo de luz possível dos objetos.

Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute

Lançada em 15 de outubro de 1997, a Cassini já transmitiu, em quinze anos de existência, mais de 444 gigabytes (GB) de dados científicos, incluindo mais de 300 mil imagens, material que serviu de base para a produção de mais de 2,5 mil relatórios publicados em revistas científicas. No período, 6,1 bilhões de quilômetros foram percorridos na órbita de Saturno, suficiente para dar 152 mil voltas sobre a Terra. A missão é um projeto cooperativo da Nasa, da agência espacial europeia (ESA) e da agência espacial italiana (ASI).

Leia tudo sobre astronomia no Blog do Maurício Araya – reproduzido por Marcelo Pelucio

A Messenger é uma missão não tripulada da Nasa, gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), destinada a estudar características e o ambiente do planeta Mercúrio. A sonda foi lançada em 3 de agosto de 2004, a bordo de um foguete Boeing Delta II, desde o Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Fotos: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute e Nasa/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington.

Categoria Astronomia • Ciência • Espaço • Mundo | Tags ,

 Por Maurício Araya • quinta-feira, 25 de julho de 2013 às 09:45

http://www.blogsoestado.com/mauricioaraya/2013/07/25/nasa-divulga-imagens-da-terra-e-da-lua-feitas-do-espaco/

Anúncios

Uma resposta para “Nasa divulga imagens da Terra e da Lua feitas do espaço

  1. Pingback: Nasa divulga imagens da Terra e da Lua feitas do espaço | MARCELO PELUCIO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s